INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS

Autores/as

Resumen

A investigação temática é uma proposta metodológica para o ensino em diferentes níveis e modalidades da educação. Sendo assim, o objetivo do presente artigo apresentar a proposta baseada na investigação temática como uma alternativa de ensino de matemática para a promoção da formação mais crítica do aluno. Para tanto, buscou-se neste texto discutir sobre as peculiaridades do ensino de matemática voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Baseado nas premissas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais é indicado como proposta metodológica o emprego da investigação temática, tendo como base teórica os autores Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Neste âmbito, verifica-se esta proposta como uma alternativa interessante para o encaminhamento de conteúdos de matemática por proporcionar um ensino contextualizado, interdisciplinar e capaz de respeitar as necessidades educacionais do estudante em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jaqueline de Morais Costa, CESCAGE
    Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Estudos e Pós-Graduação - ESAP. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Atualmente é Coordenadora Geral de Gestão Acadêmica do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, matemática para anos iniciais do ensino fundamental, professor-pesquisador.
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR
    Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analitica, nas coordenações de Engenharia Mecânica e de Produção;2) Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR

Publicado

2014-08-27

Cómo citar

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 15, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1492. Acesso em: 11 jul. 2025.