PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DO JOGO BATALHA NAVAL
Abstract
O cálculo de probabilidades, conteúdo presente em disciplinas de cursos no ensino superior de diversas áreas do conhecimento, comumente apresenta várias dificuldades tanto no aprendizado do aluno como na metodologia de ensino do professor. Este estudo propõe, como uma prática pedagógica alternativa, o uso do jogo Batalha Naval como objeto didático lúdico desencadeador de situações-problema envolvendo conceitos e cálculo de probabilidades. São propostas diversas situações de jogo modeladas como problemas probabilísticos, possibilitando uma aprendizagem dinâmica, natural e prazerosa. Espera-se contribuir, através deste estudo, com a diversidade de práticas pedagógicas que tenham o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









