RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS
Abstract
Resumo: O intento deste artigo é o de revelar rastros de práticas escolares envolvendo matemática nas narrativas de alunos de uma 3ª série do ensino médio, a respeito do tema atividades de resolução de problemas matemáticos. A possibilidade de ouvir o que os alunos da educação básica tem a dizer, por meio de narrativas escritas, mostrou-se como abordagem metodológica desta pesquisa acadêmica. Na primeira parte do texto, há uma proposição para o entendimento das atividades de resolução de problemas matemáticos sob uma perspectiva das matemáticas como práticas sociais; a última parte apresenta possibilidades de interpretação dos rastros encontrados nas narrativas dos alunos que nos enviaram às práticas escolares envolvendo matemática. As narrativas mostraram, dentre outros resultados, que para esses alunos as atividades escolares de resolução de problemas matemáticos são o mesmo que as atividades matemáticas, ou seja, os discentes narraram sobre a matemática como se estivessem narrando sobre a resolução de problemas matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.