MODELAGEM DE OBJETOS CAMPEIROS: INVESTIGAÇÃO CENTRADA NAS IDEIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA
Abstract
Este trabalho teve como foco a investigação sobre as possibilidades que a Modelagem Matemática oferece à aprendizagem de conceitos matemáticos, em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública federal, localizada na cidade de Alegrete, RS. A atividade proposta foi: a modelagem de objetos campeiros usados no trabalho do tropeiro, que vive no estado do Rio Grande do Sul, com o auxilio do software Geogebra. A pesquisa foi ancorada nas ideias da Educação Matemática Realista e sua aproximação com as ideias da Modelagem Matemática. Teve-se por base os pressupostos teóricos, as reflexões próprias e objetivos da pesquisa. Estabeleceu-se a análise dos dados, a partir da qual foi possível perceber que o trabalho com Modelagem Matemática, originário de um tema que faz parte do cotidiano dos alunos e com o auxílio de ferramenta computacional, despertou o interesse e a motivação para estudar conteúdos matemáticos, além do desenvolvimento de habilidades para a investigação e a compreensão do papel sociocultural da MatemáticaDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.