MODELAGEM DE OBJETOS CAMPEIROS: INVESTIGAÇÃO CENTRADA NAS IDEIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTA
Resumen
Este trabalho teve como foco a investigação sobre as possibilidades que a Modelagem Matemática oferece à aprendizagem de conceitos matemáticos, em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública federal, localizada na cidade de Alegrete, RS. A atividade proposta foi: a modelagem de objetos campeiros usados no trabalho do tropeiro, que vive no estado do Rio Grande do Sul, com o auxilio do software Geogebra. A pesquisa foi ancorada nas ideias da Educação Matemática Realista e sua aproximação com as ideias da Modelagem Matemática. Teve-se por base os pressupostos teóricos, as reflexões próprias e objetivos da pesquisa. Estabeleceu-se a análise dos dados, a partir da qual foi possível perceber que o trabalho com Modelagem Matemática, originário de um tema que faz parte do cotidiano dos alunos e com o auxílio de ferramenta computacional, despertou o interesse e a motivação para estudar conteúdos matemáticos, além do desenvolvimento de habilidades para a investigação e a compreensão do papel sociocultural da MatemáticaDescargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









