UM MAPEAMENTO DE ARTIGOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE APRESENTAM AS PALAVRAS “ERROS”, “DIFICULDADES” OU “OBSTÁCULOS”
Abstract
Muitos periódicos da área de Ensino, em especial os que envolvem Educação Matemática, são disponíveis na Internet a partir do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Este artigo relata parte de uma pesquisa que busca aprofundar os estudos sobre erros, dificuldades ou obstáculos no ensino e aprendizagem de Matemática, apresentando um mapeamento de artigos em periódicos classificados nos níveis A1, A2, B1 e B2 do Qualis-CAPES que trazem as palavras “erros”, “dificuldades” ou “obstáculos” no texto. Por meio desse mapeamento, foi possível encontrar uma extensa lista de artigos e classificá-los segundo nível do periódico, ocorrências de cada uma dessas palavras, período de publicação e conteúdos envolvidos. Os dados coletados podem ser utilizados por alunos de cursos de formação inicial ou continuada em Matemática, para desenvolvimento de pesquisas sobre análise de erros.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.