CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA NO DELINEAMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA

Authors

  • Anna Flávia Magnoni Vieira anna_flavia_magnoni@hotmail.com
  • André Luis Trevisan andreluistrevisan@gmail.com
  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini loreni.baldini@gmail.com
  • Zenaide de Fátima Dante Corrreia Rocha zenaiderocha@utfpr.edu.br

Abstract

Este artigo tem por intenção analisar conhecimentos mobilizados por uma professora de Matemática no processo de delineamento de uma tarefa matemática, cuja elaboração ocorreu no contexto de um grupo de estudos. Os dados que constituem o corpus de análise foram coletados por meio de gravações de áudio e diário de campo. Os resultados indicam que a professora soube articular conhecimentos específicos da Matemática (mostrando conhecer aspectos relacionados aos conceitos de área e de perímetro, e sua relação com conceitos de Álgebra), conhecimentos pedagógicos (contemplar no planejamento e na implementação em sala ações que levassem seus alunos a aprender) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (criar oportunidades para que os alunos pensem conceitualmente as operações algébricas).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-21

How to Cite

VIEIRA, Anna Flávia Magnoni; TREVISAN, André Luis; BALDINI, Loreni Aparecida Ferreira; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Corrreia. CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA NO DELINEAMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1797. Acesso em: 28 aug. 2025.