CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA NO DELINEAMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo tem por intenção analisar conhecimentos mobilizados por uma professora de Matemática no processo de delineamento de uma tarefa matemática, cuja elaboração ocorreu no contexto de um grupo de estudos. Os dados que constituem o corpus de análise foram coletados por meio de gravações de áudio e diário de campo. Os resultados indicam que a professora soube articular conhecimentos específicos da Matemática (mostrando conhecer aspectos relacionados aos conceitos de área e de perímetro, e sua relação com conceitos de Álgebra), conhecimentos pedagógicos (contemplar no planejamento e na implementação em sala ações que levassem seus alunos a aprender) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (criar oportunidades para que os alunos pensem conceitualmente as operações algébricas).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.