CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO
Abstract
Neste artigo discorremos sobre as concepções de um formador de professores acerca da Matemática e de seu ensino, enfatizando a importância da parceria para a formação de professores. O participante da pesquisa desenvolve o trabalho docente em um curso de licenciatura novo e único no Brasil, que tem como proposta formar professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de jovens e adultos, focando na construção de práticas integradas e interdisciplinares. Nosso objetivo de pesquisa é compreender as relações entre as concepções de Matemática e de ensino de Matemática, manifestadas por professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação de futuros professores. A questão que norteia a pesquisa se configura da seguinte forma: Em que termos, professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação, manifestam concepções acerca da Matemática e de seu ensino ao relatarem sobre suas experiências de formação e de/na prática docente? A trajetória que percorremos foi orientada a partir da pesquisa qualitativa, cuja opção foi por um estudo coletivo de casos e uma abordagem teórica multirrefencial. Apresentamos a análise de 01(um) dos 05 (cinco) participantes da pesquisa, Marcos. No caso de Marcos, as concepções manifestadas são relativas à Matemática como conhecimento de construção humana, portanto, mutável e falível. Quanto ao ensino fica evidente que para ensinar é indispensável o saber disciplinar e sua articulação com as outras áreas de conhecimento, o que pode ser possível a partir do diálogo com os pares e entre os próprios sujeitos em formação.
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