CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO

Autores/as

  • Monica Gonçalves Matos monicagoncal@hotmail.com
    UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves tadeuoliver@yahoo.com.br
    UFPA

Resumen

Neste artigo discorremos sobre as concepções de um formador de professores acerca da Matemática e de seu ensino, enfatizando a importância da parceria para a formação de professores. O participante da pesquisa desenvolve o trabalho docente em um curso de licenciatura novo e único no Brasil, que tem como proposta formar professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de jovens e adultos, focando na construção de práticas integradas e interdisciplinares. Nosso objetivo de pesquisa é compreender as relações entre as concepções de Matemática e de ensino de Matemática, manifestadas por professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação de futuros professores. A questão que norteia a pesquisa se configura da seguinte forma: Em que termos, professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação, manifestam concepções acerca da Matemática e de seu ensino ao relatarem sobre suas experiências de formação e de/na prática docente? A trajetória que percorremos foi orientada a partir da pesquisa qualitativa, cuja opção foi por um estudo coletivo de casos e uma abordagem teórica multirrefencial. Apresentamos a análise de 01(um) dos 05 (cinco) participantes da pesquisa, Marcos. No caso de Marcos, as concepções manifestadas são relativas à Matemática como conhecimento de construção humana, portanto, mutável e falível. Quanto ao ensino fica evidente que para ensinar é indispensável o saber disciplinar e sua articulação com as outras áreas de conhecimento, o que pode ser possível a partir do diálogo com os pares e entre os próprios sujeitos em formação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Monica Gonçalves Matos, UFPA
    Doutoranda do programa de  pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática  da UFPA.
  • Tadeu Oliver Gonçalves, UFPA

    Professor Titular, Universidade Federal do Pará

    Instituto de Educação Matemática e Científica 

    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

MATOS, Monica Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver. CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 19, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1800. Acesso em: 28 aug. 2025.