CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO
Resumen
Neste artigo discorremos sobre as concepções de um formador de professores acerca da Matemática e de seu ensino, enfatizando a importância da parceria para a formação de professores. O participante da pesquisa desenvolve o trabalho docente em um curso de licenciatura novo e único no Brasil, que tem como proposta formar professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de jovens e adultos, focando na construção de práticas integradas e interdisciplinares. Nosso objetivo de pesquisa é compreender as relações entre as concepções de Matemática e de ensino de Matemática, manifestadas por professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação de futuros professores. A questão que norteia a pesquisa se configura da seguinte forma: Em que termos, professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação, manifestam concepções acerca da Matemática e de seu ensino ao relatarem sobre suas experiências de formação e de/na prática docente? A trajetória que percorremos foi orientada a partir da pesquisa qualitativa, cuja opção foi por um estudo coletivo de casos e uma abordagem teórica multirrefencial. Apresentamos a análise de 01(um) dos 05 (cinco) participantes da pesquisa, Marcos. No caso de Marcos, as concepções manifestadas são relativas à Matemática como conhecimento de construção humana, portanto, mutável e falível. Quanto ao ensino fica evidente que para ensinar é indispensável o saber disciplinar e sua articulação com as outras áreas de conhecimento, o que pode ser possível a partir do diálogo com os pares e entre os próprios sujeitos em formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.