A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS COMO DESIGNERS DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Authors

  • Fabiane Fischer Figueiredo fabianefischerfigueiredo@gmail.com
    ULBRA/PPGECIM
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald claudiag@ulbra.onmicrosoft.com
    PPGECIM-ULBRA

Abstract

Neste artigo apresenta-se um recorte de um processo de formação inicial de professores, em que dois licenciandos em Matemática realizaram o Design e o re-design de um problema matemático aberto e contextualizado, que abordou um tema de relevância social, e utilizaram, para isso, Tecnologias Digitais. O propósito de tais atividades era que os licenciandos adquirissem a experiência como designer de problemas e produzissem conhecimentos relativos as fases e aos aspectos que podem ser considerados no Design de problemas matemáticos. No decorrer do processo formativo, os licenciandos produziram duas versões para o problema, sendo que a primeira foi avaliada por outros licenciandos e pela pesquisadora e a segunda versão, que foi o resultado do re-design da primeira, apresentou melhorias, que tiveram por base essas avaliações. Com a realização dessas atividades, os licenciandos tiveram a oportunidade de discutir, de refletir e de tomar decisões, o que contribuiu para que, por meio da experiência como designers, produzissem conhecimentos relativos ao Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais e desenvolvessem e/ou apresentassem competências e habilidades que são necessárias no desempenho do papel de educador matemático. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fabiane Fischer Figueiredo, ULBRA/PPGECIM

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost.       

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald, PPGECIM-ULBRA
    Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (UPS). Pós-Doutora pela Universidade de La Laguna (ULL). Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. 

Published

2018-02-22

How to Cite

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete. A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS COMO DESIGNERS DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1839. Acesso em: 11 jul. 2025.