A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS COMO DESIGNERS DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Abstract
Neste artigo apresenta-se um recorte de um processo de formação inicial de professores, em que dois licenciandos em Matemática realizaram o Design e o re-design de um problema matemático aberto e contextualizado, que abordou um tema de relevância social, e utilizaram, para isso, Tecnologias Digitais. O propósito de tais atividades era que os licenciandos adquirissem a experiência como designer de problemas e produzissem conhecimentos relativos as fases e aos aspectos que podem ser considerados no Design de problemas matemáticos. No decorrer do processo formativo, os licenciandos produziram duas versões para o problema, sendo que a primeira foi avaliada por outros licenciandos e pela pesquisadora e a segunda versão, que foi o resultado do re-design da primeira, apresentou melhorias, que tiveram por base essas avaliações. Com a realização dessas atividades, os licenciandos tiveram a oportunidade de discutir, de refletir e de tomar decisões, o que contribuiu para que, por meio da experiência como designers, produzissem conhecimentos relativos ao Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais e desenvolvessem e/ou apresentassem competências e habilidades que são necessárias no desempenho do papel de educador matemático.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.