A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Abstract
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e possui objetivo identificar na literatura infantil categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012 os acervos que podem destinar-se ao ensino da Matemática e inclusão. O que nos incentivou a desenvolver essa pesquisa foi inferir que a literatura infantil pode ser um recurso metodológico para um melhor ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos. Este trabalho nos proporcionou refletir sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, os aspectos metodológicos que a envolvem, e categorias encontradas em nossas analises sobre a Literatura Infantil. Iniciamos nossa investigação buscando elementos teóricos sobre a Matemática e a Educação Inclusiva , no qual consideramos de suma importância o conhecimento da área de estudo. Fizemos a leitura, a análise e o fichamento da lista de livros da categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012. Identificamos cinco categorias: livros que possuem rima, livros de imagem, livros que apresentam conteúdos matemáticos, livros que abordam inclusão e Matemática, livros que não apresentam Matemática e Inclusão. Separamos os livros de acordo com a categoria adequada. Apresentamos nesse artigo as análises somente da categoria livros que abordam Educação Inclusiva e Matemática, fizemos a análise elencando pontos de cada obra. Diante do exposto, percebemos que a maioria das literaturas analisadas pode auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática e inclusão permitindo o desenvolvimento de habilidades dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.