A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Resumen
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e possui objetivo identificar na literatura infantil categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012 os acervos que podem destinar-se ao ensino da Matemática e inclusão. O que nos incentivou a desenvolver essa pesquisa foi inferir que a literatura infantil pode ser um recurso metodológico para um melhor ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos. Este trabalho nos proporcionou refletir sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, os aspectos metodológicos que a envolvem, e categorias encontradas em nossas analises sobre a Literatura Infantil. Iniciamos nossa investigação buscando elementos teóricos sobre a Matemática e a Educação Inclusiva , no qual consideramos de suma importância o conhecimento da área de estudo. Fizemos a leitura, a análise e o fichamento da lista de livros da categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012. Identificamos cinco categorias: livros que possuem rima, livros de imagem, livros que apresentam conteúdos matemáticos, livros que abordam inclusão e Matemática, livros que não apresentam Matemática e Inclusão. Separamos os livros de acordo com a categoria adequada. Apresentamos nesse artigo as análises somente da categoria livros que abordam Educação Inclusiva e Matemática, fizemos a análise elencando pontos de cada obra. Diante do exposto, percebemos que a maioria das literaturas analisadas pode auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática e inclusão permitindo o desenvolvimento de habilidades dos alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.