A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Edvonete Alencar edvonete@ufgd.edu.br
    Universidade Federal da Grande Dourados - MS
  • Rosemeire Jesus da Silva rosemeire.silva10@live.com
    UFGD

Resumo

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e possui objetivo identificar na  literatura infantil categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012 os acervos que podem destinar-se ao ensino da Matemática e inclusão. O que nos incentivou a desenvolver essa pesquisa foi inferir que a literatura infantil pode ser um recurso metodológico para um melhor ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos. Este trabalho nos proporcionou refletir sobre  o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, os aspectos metodológicos que a envolvem, e categorias encontradas em nossas analises sobre a  Literatura Infantil. Iniciamos nossa investigação buscando elementos teóricos sobre a Matemática e a Educação Inclusiva , no qual consideramos de suma importância o conhecimento da área de estudo. Fizemos a leitura, a análise e o fichamento da lista de livros da categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012. Identificamos cinco categorias: livros que possuem rima, livros de imagem, livros que apresentam conteúdos matemáticos, livros que abordam inclusão e Matemática, livros que não apresentam Matemática e Inclusão. Separamos os livros de acordo com a categoria adequada. Apresentamos nesse artigo as análises somente da categoria livros que abordam Educação Inclusiva e Matemática, fizemos a análise elencando pontos de cada obra. Diante do exposto, percebemos que a maioria das literaturas analisadas pode auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática e inclusão permitindo o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edvonete Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados - MS
    Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - MS
  • Rosemeire Jesus da Silva, UFGD
    Graduada em Pedagogia

Downloads

Publicado

2018-01-11

Como Citar

ALENCAR, Edvonete; SILVA, Rosemeire Jesus da. A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 3, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1857. Acesso em: 12 jul. 2025.