APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM UTILIZANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada à escolarização daqueles que não a concluíram na idade própria. As pesquisas retratam a luta histórica desses alunos, em sua maioria trabalhadores, pela permanência e sucesso escolar. Neste sentido, a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas oportuniza aos alunos usar de seus conhecimentos prévios para construir novos conhecimentos. Objetiva-se verificar se a resolução de problemas elaborados a partir da realidade de alunos da EJA contribui para uma aprendizagem significativa de função afim. Desenvolveu-se uma sequência didática para alunos do 1º. ano do Ensino Médio desta modalidade, dividida em três momentos. Os resultados obtidos apontam que o ensino através de resolução de problemas atrelados às situações do cotidiano dos alunos pode contribuir de forma positiva para a construção do conceito de função afim.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.