APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM UTILIZANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada à escolarização daqueles que não a concluíram na idade própria. As pesquisas retratam a luta histórica desses alunos, em sua maioria trabalhadores, pela permanência e sucesso escolar. Neste sentido, a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas oportuniza aos alunos usar de seus conhecimentos prévios para construir novos conhecimentos. Objetiva-se verificar se a resolução de problemas elaborados a partir da realidade de alunos da EJA contribui para uma aprendizagem significativa de função afim. Desenvolveu-se uma sequência didática para alunos do 1º. ano do Ensino Médio desta modalidade, dividida em três momentos. Os resultados obtidos apontam que o ensino através de resolução de problemas atrelados às situações do cotidiano dos alunos pode contribuir de forma positiva para a construção do conceito de função afim.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-12-31
Issue
Section
Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá
How to Cite
RODRIGUES, Poliana Figueiredo Cardoso; GOMES, Lívia Ladeira; SANTOS, Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos; ABREU, Lívia Azelman de Faria. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM UTILIZANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 20, 2019. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2119. Acesso em: 11 jul. 2025.