Ensino da Matemática por meio da Resolução de Problemas

Autores

  • Alcibíades Gazzoni leivasjc@terra.com.br
    Mestre em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora assistente no Curso de Matemática do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA
  • Carmen Vieira Mathias leivasjc@terra.com.br
    Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora assistente no Curso de Matemática do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA; Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Matemática - UFRGS
  • Leandra Anversa Fioreze leivasjc@terra.com.br
    Mestre em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora assistente no Curso de Matemática do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA
  • Nires Metilde Colleto leivasjc@terra.com.br
    Mestre em Matemática pela Universidade de Federal de Santa Maria; professora assistente no Curso de Matemática do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA
  • Rosane Rossato Binotto leivasjc@terra.com.br
    Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos; professora assistente no Curso de Matemática do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA

Palavras-chave:

-

Resumo

À resolução de problemas, enquanto prática educativa em sala de aula, tem permeado diversas pesquisas em Educação Matemática, devido à sua relevante importância no ensino da Matemática. Neste trabalho, teve-se por objetivo, apresentar um referencial teórico que justificasse seu papel, bem como as etapas propostas por Dante e Polya, na resolução de situações-problema. A seguir, por meio de um problema, exemplificou-se como estas etapas podem ser seguidas e exploradas de modo a contribuir na construção do conhecimento do aluno. Apresentou-se, também, uma serie de problemas que podem ser analisados e resolvidos seguindo-se o método de resolução de problemas. Destacouse, neste trabalho, que é importante desenvolver os conceitos matemáticos, suas propriedades e algoritmos, mas é muito mais importante que se desenvolva a segurança do aluno diante das novas situações, para que ele atue de forma autônoma e eficaz. Trabalhar com a resolução de problemas, enquanto metodologia de ensino, poderá proporcionar resultados bastante satisfatórios do ponto de vista da habilidade em lidar com o conhecimento matemático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

GAZZONI, Alcibíades; VIEIRA MATHIAS, Carmen; ANVERSA FIOREZE, Leandra; METILDE COLLETO, Nires; ROSSATO BINOTTO, Rosane. Ensino da Matemática por meio da Resolução de Problemas. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2328. Acesso em: 12 jul. 2025.