LIVRO DIDÁTICO E MODELAGEM MATEMÁTICA
Abstract
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa de mestrado em que buscamos evidenciar potencialidades em tarefas presentes em livros didáticos de Matemática para serem encaminhadas como atividades de modelagem matemática. A Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica possibilita a participação dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Analisamos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. A partir das tarefas analisadas, planejamos e desenvolvemos uma atividade de modelagem com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual. Inspirados na Teoria Fundamentada em Dados apresentamos códigos que emergiram, análises e categorias realizadas. Assim, inferimos que a seleção de situações-problema em livros didáticos que podem ser encaminhadas como atividades de modelagem deve ser feita a partir de temas que se aproximam do cotidiano dos alunos. E o “potencial para” desenvolver essas atividades de modelagem demanda do professor conhecer seus alunos estabelecendo articulações com experiências dos discentes.
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