A Análise de erros em uma situação-problema

Authors

10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.141-152

Abstract

Este artigo apresenta estudo acerca da Metodologia de Análise de Erros em situação-problema que aborda tópicos de Geometria Espacial, através do relato de experiência realizado com alunos da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA/Campus Santarém, na disciplina Matemática. Ressalta-se que o objetivo central desta proposta foi analisar soluções da situação-problema, a fim de detectar erros cometidos pelos alunos que poderão contribuir para a avaliação/reflexão do professor sobre o ensino e aprendizagem da Geometria. O presente trabalho aponta dificuldades relacionadas a conceitos explorados em séries anteriores  que precisam ser superadas para a aquisição de novos conceitos . Assim, vislumbra-se a Análise de Erros, a Teoria dos Campos Conceituais e o Modelo de Van Hiele como recursos teóricos viáveis para o enfrentamento dessas dificuldades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rudinei Alves dos Santos Alves dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA/Campus Santarém

    Professor do IFPA e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

  • Verônica Solimar dos Santos Solimar dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA/Campus Santarém

    Professora do IFPA e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Published

2021-06-01

How to Cite

PEDROSO DE ALMEIDA, Ivaildo; ALVES DOS SANTOS, Rudinei Alves dos Santos; SOLIMAR DOS SANTOS, Verônica Solimar dos Santos. A Análise de erros em uma situação-problema. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.141-152. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2697. Acesso em: 11 jul. 2025.