A Análise de erros em uma situação-problema
Resumo
Este artigo apresenta estudo acerca da Metodologia de Análise de Erros em situação-problema que aborda tópicos de Geometria Espacial, através do relato de experiência realizado com alunos da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA/Campus Santarém, na disciplina Matemática. Ressalta-se que o objetivo central desta proposta foi analisar soluções da situação-problema, a fim de detectar erros cometidos pelos alunos que poderão contribuir para a avaliação/reflexão do professor sobre o ensino e aprendizagem da Geometria. O presente trabalho aponta dificuldades relacionadas a conceitos explorados em séries anteriores que precisam ser superadas para a aquisição de novos conceitos . Assim, vislumbra-se a Análise de Erros, a Teoria dos Campos Conceituais e o Modelo de Van Hiele como recursos teóricos viáveis para o enfrentamento dessas dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.