A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930)
Abstract
Neste artigo buscou-se fazer um exercício teórico de análise do manual Didática nas escolas primárias do professor paulista João Toledo a partir da graduação do ensino de cálculo. Para tanto, tomou-se um referencial teórico-metodológico de formação de professores que considera o saber profissional do professor como uma articulação entre os saberes do ensino e da formação. Como resultado foi possível mostrar a construção de um passo-a-passo do ensino que parte do concreto para o abstrato vindo da vaga pedagógica intuitiva, e avança do fácil para o difícil em uma seriação dos problemas de cálculo, um indício da pedagogia científica, uma das vertentes do movimento da Escola Nova.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









