A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930)

Authors

10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.119-128

Abstract

Neste artigo buscou-se fazer um exercício teórico de análise do manual Didática nas escolas primárias do professor paulista João Toledo a partir da graduação do ensino de cálculo. Para tanto, tomou-se um referencial teórico-metodológico de formação de professores que considera o saber profissional do professor como uma articulação entre os saberes do ensino e da formação. Como resultado foi possível mostrar a construção de um passo-a-passo do ensino que parte do concreto para o abstrato vindo da vaga pedagógica intuitiva, e avança do fácil para o difícil em uma seriação dos problemas de cálculo, um indício da pedagogia científica, uma das vertentes do movimento da Escola Nova.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-06-01

How to Cite

FERREIRA, Jefferson dos Santos; RODRIGUES VALENTE, Wagner. A GRADUAÇÃO DO ENSINO DE CÁLCULO NO MANUAL DIDÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE JOÃO TOLEDO (1930). Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.119-128. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2736. Acesso em: 6 dec. 2025.