MATEMÁTICA EM PIXELS: O ENSINO DE FUNÇÕES APLICADO A CRIAÇÃO DE FILTROS DE IMAGENS DIGITAIS
Abstract
Esta proposta de sequência didática tem como objetivo geral manipular imagens digitais a partir de filtros de cor. No desenvolvimento do trabalho são abordados os conceitos de função afim e composição de funções, podendo ser ampliados para o estudo de noções geométricas relacionadas a esses conteúdos. Esperamos que o estudante possa compreender o que é e como funciona uma imagem digital e conhecer o sistema de cores RGB (Red, Green and blue). Para isso, aliamos o conceito de transposição didática a um objeto virtual de aprendizagem (OVA) criado pelos autores especialmente para essa proposta e que permite explorar as características das cores como matiz, saturação e luminosidade, a partir da manipulação dos parâmetros do sistema. Como resultado, temos a transformação de um conhecimento científico em didático que permite múltiplas aplicações e explora a criatividade do aluno.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.