FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS COM O GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO

Authors

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.21-31

Abstract

O presente artigo apresenta um estudo realizado em um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções de duas variáveis em um ambiente com matemática dinâmica e como ocorre a compreensão dos parâmetros utilizados nas relações algébricas e seus efeitos no comportamento dos gráficos. A pesquisa está ancorada em estudos teóricos sobre potenciais das tecnologias digitais no processo de “fazer matemática” e na ideia cunhada por Shaffer e Clinton (2006) de ferramentasparapensamento (toolsforthoughts), na qual sujeito e recursos tecnológicos se colocam em situação de simbiose. Para a pesquisa, foi utilizado o aplicativo para smartphones GeoGebra 3D Calculator e elaborada uma sequência de atividades que explora movimentos de gráficos de funções de duas variáveis nesse ambiente. Os resultados da investigação mostraram que é possível realizar estudo exploratório em ambiente de matemática dinâmica de funções de duas variáveis no Ensino Médio e que, além disso, esse trabalho pode contribuir para aprendizagem de funções.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Professora do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT-UFRGS) e Informática na Educação (PPGIE-UFRGS)

Published

2022-05-19

How to Cite

NOTARE, Márcia Rodrigues; LUCCA DE ROCCO, Matheus. FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS COM O GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.21-31. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2917. Acesso em: 2 aug. 2025.