TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA EM SUAS FORMAS CANÔNICA E FATORADA
Abstract
Essa pesquisa objetivou analisar a aprendizagem da função quadrática observando as formas canônica e fatorada. O estudo foi desenvolvido com 23 acadêmicos do curso de Matemática - Licenciatura e Bacharelado de uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul e teve uma abordagem qualitativa. Foram selecionadas oito atividades que abordam as formas canônica e fatorada da função quadrática e que contemplam as fases das situações didáticas/adidáticas previstas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Essas atividades abordam a resolução de tarefas com o uso do software GeoGebra e em lápis e papel. Diante da análise dos dados percebeu-se que ao percorrer as situações de ação, formulação e validação, fases previstas na Teoria das Situações Didáticas, os alunos agiram de forma ativa na construção de seus conhecimentos, no momento, em que, testaram conjecturas, formularam hipóteses, provaram, construíram modelos, conceitos e teorias.
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