TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA EM SUAS FORMAS CANÔNICA E FATORADA

Authors

10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.2-1136

Abstract

Essa pesquisa objetivou analisar a aprendizagem da função quadrática observando as formas canônica e fatorada. O estudo foi desenvolvido com 23 acadêmicos do curso de Matemática - Licenciatura e Bacharelado de uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul e teve uma abordagem qualitativa. Foram selecionadas oito atividades que abordam as formas canônica e fatorada da função quadrática e que contemplam as fases das situações didáticas/adidáticas previstas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Essas atividades abordam a resolução de tarefas com o uso do software GeoGebra e em lápis e papel. Diante da análise dos dados percebeu-se que ao percorrer as situações de ação, formulação e validação, fases previstas na Teoria das Situações Didáticas, os alunos agiram de forma ativa na construção de seus conhecimentos, no momento, em que, testaram conjecturas, formularam hipóteses, provaram, construíram modelos, conceitos e teorias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria;

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana;

    Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina;

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2023-12-30

How to Cite

MACHADO BRAGANÇA, Gleidson; RACHELLI, Janice. TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA EM SUAS FORMAS CANÔNICA E FATORADA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.2-1136. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3127. Acesso em: 28 aug. 2025.