ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA DA PUC-SP EM RELAÇÃO À TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Neste artigo, apresenta-se um mapeamento de cunho exploratório-analítico com o objetivo de analisar nas dissertações e teses defendidas por membros do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e que enfocam reflexões referentes à Educação Básica subsidiadas pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval, os aspectos teóricos utilizados e as justificativas para o emprego de tal referencial. Uma das justificativas mais recorrentes é o fato de a apreensão global de um objeto matemático requerer a coordenação de diferentes representações semióticas deste objeto em diversos registros. Os aspectos mais empregados da Teoria são: a importância de utilizar, de maneira coordenada, representações semióticas em diferentes registros para um dado objeto matemático e as transformações entre representações buscando-se evidenciar as mais exploradas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









