FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POSSIBILIDADE E DESAFIOS
Abstract
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com professores de matemática que atuam na educação básica. Objetiva dialogar sobre possibilidades e desafios associados com a formação inicial de professores de matemática na modalidade de educação a distância (EaD). Para isso desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada com 10 professores de matemática, dialogando sobre o processo pessoal de formação inicial. Como corpus desse estudo utilizam-se as transcrições fiéis das entrevistas desenvolvidas, e cuja análise é realizada pelo método da Análise Textual Discursiva. Dos resultados destaca-se que na formação inicial de professores de matemática, a EaD apresenta benefícios em termos de acesso e flexibilidade, mas enfrenta desafios relacionados à falta de engajamento dos acadêmicos, à ausência de interação presencial e à falta de espaços físicos para atividades práticas. Assim, é essencial repensar continuamente as políticas públicas educacionais, almejando garantir uma formação mais qualificada, e que prepare adequadamente os futuros profissionais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.