FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POSSIBILIDADE E DESAFIOS

Autores

10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.26-33

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com professores de matemática que atuam na educação básica. Objetiva dialogar sobre possibilidades e desafios associados com a formação inicial de professores de matemática na modalidade de educação a distância (EaD). Para isso desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada com 10 professores de matemática, dialogando sobre o processo pessoal de formação inicial. Como corpus desse estudo utilizam-se as transcrições fiéis das entrevistas desenvolvidas, e cuja análise é realizada pelo método da Análise Textual Discursiva. Dos resultados destaca-se que na formação inicial de professores de matemática, a EaD apresenta benefícios em termos de acesso e flexibilidade, mas enfrenta desafios relacionados à falta de engajamento dos acadêmicos, à ausência de interação presencial e à falta de espaços físicos para atividades práticas. Assim, é essencial repensar continuamente as políticas públicas educacionais, almejando garantir uma formação mais qualificada, e que prepare adequadamente os futuros profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra e Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora classe Associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência nas áreas de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

Downloads

Publicado

2024-08-03

Como Citar

KLEEMANN, Robson; MACHADO, Celiane Costa. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADE E DESAFIOS. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 25, 2024. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.26-33. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3974. Acesso em: 11 ago. 2025.