TRILHA DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DO JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA POR LICENCIADOS DE MATEMÁTICA

Authors

  • Leonardo Corrêa Sabbado leonardocorsab@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas
  • Rita de Cássia de Souza Soares Ramos rita.ramos@ufpel.edu.br
    Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-7842-4300
10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.3993

Abstract

Este trabalho estuda a aplicação do jogo didático Trilha da Álgebra em uma turma de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas, propondo-o como alternativa para o estudo da Álgebra na Educação Básica. Tem como objetivo apresentar jogos como uma ferramenta efetiva no ensino de Álgebra, destacando jogos didáticos como complemento viável na metodologia de ensino de Matemática. O recurso foi testado com graduandos de Licenciatura em Matemática, avaliando a sua efetividade através da avaliação dos participantes. Os resultados indicam que a Trilha da Álgebra se mostrou um material de alto potencial, flexível e adaptável a diferentes níveis de aprendizado, sendo aceito e apreciado pelos estudantes. Outrossim, seu uso mostrou efetivamente o aperfeiçoamento dos conhecimentos algébricos, tornando-o oportuno para professores que buscam inovar suas práticas de ensino. Os estudantes relataram que a atividade auxilia no resgate de conceitos, aprimorando o raciocínio lógico e a agilidade nas operações algébricas.

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Author Biography

  • Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, Universidade Federal de Pelotas

    Universidade Federal de Pelotas

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Published

2025-06-12

How to Cite

CORRÊA SABBADO, Leonardo; DE CÁSSIA DE SOUZA SOARES RAMOS, Rita. TRILHA DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DO JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA POR LICENCIADOS DE MATEMÁTICA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 26, 2025. DOI: 10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.3993. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3993. Acesso em: 19 aug. 2025.