UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO DIDÁTICA DE EQUAÇÃO DIFERENCIAS DE CLAIRAUT PAUTADA PELOS CONSTRUCTOS TEÓRICOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E APOIADA PELO SOFTWARE GEOGEBRA
Abstract
Abordaremos nesse artigo uma análise epistemológica da teoria matemática denominado Equação Diferencias de Clairaut. Diante do caráter reconhecidamente abstrato dessa teoria, utilizaremos alguns elementos clássicos constituintes da Engenharia Didática – ED para investigação do ensino do objeto matemático em questão. Desse modo, apresentaremos definições que nos permitam o cálculo e a compreensão do conceito. Além disso, utilizaremos o software Geogebra, para evidenciarmos a interpretação e significação visual dos conceitos prévios envolvidos, auxiliando assim, de forma qualitativa no processo de assimilação dos conceitos em questão. Desse modo, ao final desse escrito, apresentaremos por meio dos estudos realizados, uma proposta de uma sequência de ensino dessa teoria matemática com a possibilidade de uma realização de atividades investigativas com o Geogebra conjuntamente com a exploração e teoremas e propriedades desses objetos matemáticos.
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