ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Marivane de Souza Martin msmartin@unipar.br
    UNIPAR
  • Vanilde Bisognin vanilde@unifra.br
    UNIFRA

Resumen

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunos de uma turma do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, tendo com o objetivo analisar as contribuições que a metodologia de Resoluções de Problemas proporciona ao ensino e aprendizagem das Equações de Diferenças, alicerçada na teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito de Tall e Vinner (1981). Da análise dos resultados pode-se inferir que as imagens conceituais existentes e as novas imagens que foram construídas no desenvolvimento das atividades propiciaram a obtenção de novos conceitos e apontam para a importância da utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, para a construção de imagens conceituais que deram significado aos conceitos relacionados às Equações de Diferenças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2013-03-18

Cómo citar

MARTIN, Marivane de Souza; BISOGNIN, Vanilde. ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 13, 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1438. Acesso em: 30 oct. 2025.