ENSINO HÍBRIDO: USO DE ARDUINO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA
Resumen
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização de tecnologias na aprendizagem aplicadas em uma disciplina de Organização de Computadores em um curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, através da proposta de sala de aula invertida, para melhor entendimento dos conceitos relacionados à matemática computacional. Este estudo busca discutir sobre os recursos tecnológicos e metodologia de aprendizagem utilizados nos processos de planejamento e execução das aulas. Para seu desenvolvimento, foram disponibilizados os conteúdos no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Sobre o conteúdo de conversões de sistemas de numeração e fundamentos de eletrônica e de programação para Arduino, logo ocorreu a aplicação em sala de aula do desenvolvimento de projetos com Arduino. Na sequência, foi aplicado aos alunos um questionário aberto sobre os pontos positivos e negativos encontrados frente ao uso da ferramenta, possibilitando um breve relato sobre a experiência dos mesmos ao utilizarem esta tecnologia em sala de aula. Por fim, identificou-se que a proposta abordada em Ensino Híbrido, no qual se pode misturar metodologias ativas de aprendizagem com tecnologias, tende a apresentar resultados satisfatórios para o aprendizado do aluno, pois é possível observar o crescimento considerável da sua qualidade da aprendizagem, promovendo também uma melhoria no nível das discussões em sala de aula.
Palavras-chave: Arduino, Sala de Aula Invertida; Ensino Híbrido; Ciências e Matemática.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









