ENSINO HÍBRIDO: USO DE ARDUINO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA
Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização de tecnologias na aprendizagem aplicadas em uma disciplina de Organização de Computadores em um curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, através da proposta de sala de aula invertida, para melhor entendimento dos conceitos relacionados à matemática computacional. Este estudo busca discutir sobre os recursos tecnológicos e metodologia de aprendizagem utilizados nos processos de planejamento e execução das aulas. Para seu desenvolvimento, foram disponibilizados os conteúdos no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Sobre o conteúdo de conversões de sistemas de numeração e fundamentos de eletrônica e de programação para Arduino, logo ocorreu a aplicação em sala de aula do desenvolvimento de projetos com Arduino. Na sequência, foi aplicado aos alunos um questionário aberto sobre os pontos positivos e negativos encontrados frente ao uso da ferramenta, possibilitando um breve relato sobre a experiência dos mesmos ao utilizarem esta tecnologia em sala de aula. Por fim, identificou-se que a proposta abordada em Ensino Híbrido, no qual se pode misturar metodologias ativas de aprendizagem com tecnologias, tende a apresentar resultados satisfatórios para o aprendizado do aluno, pois é possível observar o crescimento considerável da sua qualidade da aprendizagem, promovendo também uma melhoria no nível das discussões em sala de aula.
Palavras-chave: Arduino, Sala de Aula Invertida; Ensino Híbrido; Ciências e Matemática.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.