O NÃO USO DE CALCULADORAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO
Resumen
Nosso trabalho de pesquisa foi fruto de um projeto maior do Programa Observatório da Educação OBEDUC/Edital 2012 da CAPES, intitulado Práticas colaborativas voltadas ao ensino e aprendizagem matemática da educação básica nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. O mesmo foirealizadoem uma escola da rede pública de ensino da Cidade de Campina Grande, Paraíba. Objetivamos identificar os saberes docentes sobre o uso de calculadoras em aulas de Matemática por quatro professores participantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, em que utilizamos questionários, notas de campo, entrevistas, proposta didática, fotos e audiovisual. Apoiamo-nos nas ideias de saberes docente, por Tardif, para análise de nossos dados. A partir dos resultados, podemos afirmar que os quatro professores de Matemática participantes não possuem articulação entre os saberes de formação inicial, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais, no que se diz respeito ao uso de calculadoras em sala de aula. Destacamos que os quatro professores participantes reconhecem a importância do trabalho com calculadoras em determinados conteúdos matemáticos, mas a maioria deles não faz uso desse recurso em suas aulas por desconhecerem formas adequadas para sua utilização, o que implica a prováveis lacunas em suas formações. Todo saber implica em um processo de aprendizagem e de formação, e, quanto mais desenvolvidos, formalizados e sistematizados estes, mais ocorrem processos de ensino e aprendizagem adequados e eficazes. Concluímos, com a finalização de nosso trabalho de pesquisa, a extrema e urgente necessidade de se trabalhar o uso de calculadoras ainda na formação inicial do professor de Matemática.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.