O NÃO USO DE CALCULADORAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO
Abstract
Nosso trabalho de pesquisa foi fruto de um projeto maior do Programa Observatório da Educação OBEDUC/Edital 2012 da CAPES, intitulado Práticas colaborativas voltadas ao ensino e aprendizagem matemática da educação básica nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. O mesmo foirealizadoem uma escola da rede pública de ensino da Cidade de Campina Grande, Paraíba. Objetivamos identificar os saberes docentes sobre o uso de calculadoras em aulas de Matemática por quatro professores participantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, em que utilizamos questionários, notas de campo, entrevistas, proposta didática, fotos e audiovisual. Apoiamo-nos nas ideias de saberes docente, por Tardif, para análise de nossos dados. A partir dos resultados, podemos afirmar que os quatro professores de Matemática participantes não possuem articulação entre os saberes de formação inicial, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais, no que se diz respeito ao uso de calculadoras em sala de aula. Destacamos que os quatro professores participantes reconhecem a importância do trabalho com calculadoras em determinados conteúdos matemáticos, mas a maioria deles não faz uso desse recurso em suas aulas por desconhecerem formas adequadas para sua utilização, o que implica a prováveis lacunas em suas formações. Todo saber implica em um processo de aprendizagem e de formação, e, quanto mais desenvolvidos, formalizados e sistematizados estes, mais ocorrem processos de ensino e aprendizagem adequados e eficazes. Concluímos, com a finalização de nosso trabalho de pesquisa, a extrema e urgente necessidade de se trabalhar o uso de calculadoras ainda na formação inicial do professor de Matemática.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.