MATEMÁTICA ESCOLAR E MATEMÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores/as

  • Jussara Aparecida da Fonseca jussara.mat@gmail.com
  • Simone Pozebon spozebon@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p37-47

Resumen

Este artigo apresenta a temática e as discussões realizadas no âmbito do VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – FPEMat, mais especificamente do Grupo de Discussão 2 (GD-2) denominado “Matemática escolar e matemática acadêmica na formação inicial”. A discussão entre os integrantes do nosso grupo (professores que ensinam matemática na Educação Básica e no Ensino Superior e acadêmica de um curso de Licenciatura em Matemática) centrou-se na articulação entre saberes relacionados à matemática escolar e à matemática acadêmica, tendo em vista as implicações para o processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Apresentamos uma breve discussão teórica sobre o tema e, em seguida, delineamos reflexões que apontaram para a necessidade de uma aproximação mais efetiva entre escola e academia possibilitando ao futuro professor integrar os saberes associados à matemática escolar e à matemática acadêmica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

DA FONSECA, Jussara Aparecida; POZEBON, Simone. MATEMÁTICA ESCOLAR E MATEMÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL: ALGUMAS REFLEXÕES. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p37-47. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2815. Acesso em: 11 jul. 2025.