A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES

Autores/as

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes anemari.lopes@gmail.com
  • Isabel Koltermann Battisti isabel.battisti@unijui.edu.br
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.48-59

Resumen

A formação de profissionais do magistério da Educação Básica tem sido pauta de vários movimentos, nos quais foram sendo considerados diferentes concepções, estudos e pesquisas, bem como marcos legais. Desses, destaca-se o tema relacionado à Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de licenciatura em Matemática, cuja valorização expressa-se em diferentes aspectos, em especial na carga horária, que deve contemplar espaços de reflexão durante toda a formação docente. Nesse contexto, o objetivo desta produção é relatar, problematizar e analisar aspectos relacionados à PCC evidenciados no âmbito VI FPEMat-RS. A partir dos debates realizados, é possível indicar que, passadas quase duas décadas das primeiras proposições da PCC, muitos avanços foram alcançados, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado na perspectiva de compreender a relevância e efetivar a prática como fundamento da organização curricular nos cursos de formação inicial de professores que ensinam matemática.

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Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; BATTISTI, Isabel Koltermann. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.48-59. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2816. Acesso em: 11 jul. 2025.