QUEM SÃO OS FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL?

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.69-76

Resumen

O artigo apresenta uma proposta de pesquisa sobre formadores de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Reflexões sobre formação de professores e debates realizados em fóruns da Sociedade Brasileira de Educação Matemática apontam o papel crucial dos formadores de professores para a construção de uma formação orientada para a prática docente escolar em Matemática. Para que essa orientação se viabilize, é necessário que os formadores tomem a prática docente escolar como objeto de estudo. Entretanto, as pesquisas apontam a inexistência de políticas de recrutamento e de formação de formadores. No caso do Rio Grande do Sul, não há conhecimento sistematizado sobre o tema. Considerando que esse conhecimento é necessário, o Grupo de Discussões sobre “Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores”, reunido no VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – Rio Grande do Sul, em novembro de 2020, propõe uma pesquisa a ser desenvolvida pela SBEM-RS.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

QUEM SÃO OS FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL?. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.69-76. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2818. Acesso em: 11 jul. 2025.