DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O NORMAL COMO NOVO REMOTO

Autores/as

  • Tânia C. B. Cabral cabral.taniacb@gmail.com
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.111-118

Resumen

 A pandemia impôs o esvaziamento das salas de aulas e o ensino remoto dito emergencial. O professor, diante do novo, passou a expressar angústias e desejo de retornar ao normal. Neste texto questiono tal normalidade que aguça a vontade de retorno a um passado tido como normal. As reflexões à luz de Marx iluminam a questão do tempo cronológico que articula o novo e o retorno ao normal. Discuto essa temporalidade sob a conceituação de tempo lógico em Lacan e sob o conceito de análise sintomal em Althusser e argumento que a angústia do professor diante do novo indica o normal como sintoma. Concluo ser da ordem do impossível um retorno ao normal pois o sintoma está presente no novo normal. Ao final, convido o professor a aceitar o desafio para atuar a partir do conceito de intervenção diferencial e para participar de fóruns caracterizados por ação-reflexão-ação, amparados na teoria Freud-Marx-Lacan.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-19

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

CABRAL, Tânia C. B. DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O NORMAL COMO NOVO REMOTO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.111-118. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2906. Acesso em: 21 aug. 2025.