DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O NORMAL COMO NOVO REMOTO
Abstract
A pandemia impôs o esvaziamento das salas de aulas e o ensino remoto dito emergencial. O professor, diante do novo, passou a expressar angústias e desejo de retornar ao normal. Neste texto questiono tal normalidade que aguça a vontade de retorno a um passado tido como normal. As reflexões à luz de Marx iluminam a questão do tempo cronológico que articula o novo e o retorno ao normal. Discuto essa temporalidade sob a conceituação de tempo lógico em Lacan e sob o conceito de análise sintomal em Althusser e argumento que a angústia do professor diante do novo indica o normal como sintoma. Concluo ser da ordem do impossível um retorno ao normal pois o sintoma está presente no novo normal. Ao final, convido o professor a aceitar o desafio para atuar a partir do conceito de intervenção diferencial e para participar de fóruns caracterizados por ação-reflexão-ação, amparados na teoria Freud-Marx-Lacan.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.