VISUALIDADE, CONCRETUDE, MATEMÁTICA: DO DESENHO NA AREIA À REALIDADE AUMENTADA

Autores/as

  • Andréia Dalcin andreia.dalcin@ufrgs.br
10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.147-159

Resumen

O artigo discute a visualidade e a concretude enquanto processos imbricados que permeiam historicamente o ensinar e o aprender matemática. São apresentadas quatro cenas com o intuito de explorar como tais conceitos estão presentes em diferentes tempos e espaços, potencializando o exercício da experimentação e da experiência no fazer matemática de alunos e professores. A primeira cena remete ao mundo grego suas ideias e percepções sobre o conhecimento. A segunda cena nos aproxima de Maria Montessori e dos materiais didáticos montessorianos. A terceira cena evidencia o Movimento da Matemática Moderna e as contribuições de Dienes para a compreensão das estruturas matemáticas. A quarta cena enfatiza a presença dos computadores e o impacto da geometria dinâmica e da realidade aumentada no tempo presente. Conclui-se fortalecendo a relevância da escola como espaço de experimentação e experiência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-19

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

DALCIN, Andréia. VISUALIDADE, CONCRETUDE, MATEMÁTICA: DO DESENHO NA AREIA À REALIDADE AUMENTADA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.147-159. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2910. Acesso em: 21 aug. 2025.