UTILIZAÇÃO DE EXEMPLOS DE CONTEXTOS PARA PROMOVER O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumen
Letramento Probabilístico relaciona-se com a habilidade de ler, interpretar e construir sentidos por meio dos conceitos da Probabilidade, sendo constituída não somente por elementos cognitivos, mas por crenças e atitudes, a postura crítica e reflexiva. Este artigo discute resultados de um estudo que buscou analisar compreensões de professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o Letramento Probabilístico e como seria possível trabalhar nessa perspectiva em sala de aula. Participaram do estudo cinco professores com os quais realizou-se seis encontros de formação que foram filmados, transcritos e analisados. Neste artigo, aborda-se a discussão referente ao quarto encontro, em que se discutiu exemplos de contextos que puderam ser associados com o Letramento Probabilístico. Os professores concluíram que é possível abordar o Letramento Probabilístico em situações de ensino, mas que seria necessário desenvolver uma compreensão melhor dos conceitos probabilísticos em articulação com momentos de discussão e de planejamento com colegas de profissão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









