GD2 - PERFIL PROFISSIONAL E ACADÊMICO DE FORMADORES DE PROFESSORAS E PROFESSORES.

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.79-82

Resumen

As discussões acerca do perfil profissional e acadêmico de formadores de professores e professoras que ensinam matemática não poderiam deixar de ser conduzidas sem um olhar atento para os currículos de formação. Em primeiro lugar, porque conectados aos conteúdos na forma de disciplinas em que se organizam os recortes de diferentes áreas e campos de saber, os currículos se propõem à formação de um determinado tipo de profissional que vai ensinar matemática. Em segundo lugar, porque esses currículos se referem a uma docência a ser forjada na base de determinadas condutas, práticas e ações que se consideram desejáveis e que se encontram inequivocamente atrelados a certos valores. Nesse emaranhado de saberes, condutas, sujeitos e valores, o profissional acadêmico-formador não apenas se conduz, mas também se produz ao realizar o projeto curricular do curso.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-12-30

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

BELLO, Samuel Edmundo Lopez; SANT’ANA, Marilaine de Fraga. GD2 - PERFIL PROFISSIONAL E ACADÊMICO DE FORMADORES DE PROFESSORAS E PROFESSORES. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.79-82. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3720. Acesso em: 28 oct. 2025.