UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO NA AULA DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 8º ANO
Resumen
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado e tem como objetivo principal analisar situações didáticas e as possíveis rupturas envolvendo o saber algébrico, resolução e elaboração de problemas em sistema linear de equações do 1º grau sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Uma pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8º ano Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no agreste de Pernambuco. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada com a professora e houve a observação das aulas referentes ao conteúdo. Diante dos dados, pôde-se identificar os elementos e os efeitos do Contrato Didático e constatar que a resolução de problemas é uma habilidade usual na sala de aula investigada, revelando-se como uma ruptura do contrato, levando o professor e os alunos a algumas mudanças na relação didática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









