TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E PROCESSOS ATENCIONAIS

ANÁLISE DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.25.2024.p.39-49

Resumen

Este estudo investiga a integração da Teoria Antropológica do Didático (TAD) com os processos atencionais, a partir da Teoria da Busca Guiada (TBG), analisando tarefas de um livro didático de matemática do 9º ano. A TAD de Chevallard (1998) e a Teoria da Busca Guiada de Cave e Wolfe (1990) fornecem bases para entender como o ensino pode ser estruturado para otimizar a atenção dos alunos. A pesquisa se concentra nas relações métricas do triângulo retângulo, utilizando o livro "superAÇÃO Matemática" da Editora Moderna para aplicação da matriz de referência desenvolvida. Os resultados sugerem que a organização praxeológica da TAD e os processos de atenção propostos pela TBG podem contribuir para um ensino mais atrativo e engajador. Conclui-se que a integração dessas teorias pode contribuir para melhorar a compreensão e retenção de conceitos matemáticos.

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Biografía del autor/a

  • Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe

    Livre-Docente pela Emil Brunner World University (EBWU, Miami, Flórida/EUA); Doutor Honoris Causa (EBWU); Laureado com o Título de Notório Saber (EBWU); Pós-Doutorado em andamento em Didactique des Mathématiques, ICHEC, BRUXELAS, Bélgica (2022); Pós-Doutorado em Educación Lingüística y Literaria y de Didáctica de las CCEE y de la Matemática (Universidade de Barcelona/UB, Espanha); Pós-Doutorado em E-learning (Universidade Fernando de Pessoa/UFP, Porto/Portugal); Pós-Doutorado em Ciências Básicas e Ambientais (EEL da Universidade de São Paulo/USP); Pós-Doutorado em Psicologia e Neurociência Cognitiva (EBWU); Pós-Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP); Doctorado en curso Psicología Cognitiva (Universidad de Buenos Aires, UBA/Argentina - 2022); Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática, Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, com sandwiche de 01 ano na Université Claude Bernard Lyon 1 - FR/Bolsa CAPES); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Didática da Matemática) pela UFS, Mestre em Educação (Educação Matemática) pela UFS; Especialista em: Neurociências e Educação (Instituto de Psicologia Sapiens, IPS-PR); Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR); Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC/RG); Neuropsicologia (UNIFESP/CDN), Neuroaprendizagem (Instituto Saber/BR), Psicopedagogia (Institucional e Clínica, FPD/SE), Ensino de Matemática (UFS), Educação Matemática (FA/SE) e em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG; Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO/SE), Licenciado em Matemática (UFS); Prof. Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju); Professor Homenageado: Título de Honra ao Mérito pelas valiosas contribuições prestadas ao IFS (REITORIA/IFS); Pesquisador da FAPITEC/SE-BIBIC/Jr-CNPq. Pesquisador do PIBIC/IFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade/UFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento das Habilidades Sociais, Engenharia Neurodidática, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático, Teorias da Aprendizagem (Dificuldade de Aprendizagem), Formação de Professores de Matemática, desde 1989. É consultor de cursos de pós-graduação em Educação Matemática, Psicopedagogia e Metodologia do Ensino de Matemática. É autor de livros e artigos publicados em periódicos nas áreas de Neurociências, Psicologia, Psicopedagogia, Educação Matemática e Didática da Matemática. Atualmente é Docente do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe - IFS (desde 1993), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe - UFS (desde 2015) e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo - USP (colaborador a partir de 2023), tendo como áreas de concentração a Didática da Matemática, Psicologia e Neurociência Cognitiva; Criador e Editor-Chefe do periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista (impressa, 2008 e online, 2014/IFS); Coordenador do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS); Coordenador do neuroMATH - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática (IFS). Colunista do Jornal Planeta (Brasília, BR). Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe - IFS (em 2010).

  • Daniela Maria Oliveira Bonci, Universidade de São Paulo - USP

    Professora doutora do Instituto de Psicologia da USP desde 2013, orientadora de mestrado e doutorado pelos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Experimental (CAPES nota 7) e Neurociências e Comportamento (CAPES nota 5) da USP. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), Bacharelado em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP. Realizou doutorado sanduíche com bolsa CAPES no Medical College of Wisconsin sob supervisão da Profa. Dra. Maureen Neitz (2008). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (2020-2024) do IPUSP e Presidente do Comitê de Ética no Uso e Animais do Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Fisiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia da retina de vertebrados, genética de pigmentos visuais de humanos, de macacos do Novo Mundo e de vertebrados em geral, e pigmentos não-visuais de vertebrados.

Publicado

2025-04-17

Cómo citar

TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E PROCESSOS ATENCIONAIS: ANÁLISE DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO. (2025). Educación Matemática En Revista - RS, 2(25). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.25.2024.p.39-49