TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E PROCESSOS ATENCIONAIS
ANÁLISE DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO
Resumo
Este estudo investiga a integração da Teoria Antropológica do Didático (TAD) com os processos atencionais, a partir da Teoria da Busca Guiada (TBG), analisando tarefas de um livro didático de matemática do 9º ano. A TAD de Chevallard (1998) e a Teoria da Busca Guiada de Cave e Wolfe (1990) fornecem bases para entender como o ensino pode ser estruturado para otimizar a atenção dos alunos. A pesquisa se concentra nas relações métricas do triângulo retângulo, utilizando o livro "superAÇÃO Matemática" da Editora Moderna para aplicação da matriz de referência desenvolvida. Os resultados sugerem que a organização praxeológica da TAD e os processos de atenção propostos pela TBG podem contribuir para um ensino mais atrativo e engajador. Conclui-se que a integração dessas teorias pode contribuir para melhorar a compreensão e retenção de conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.