TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E PROCESSOS ATENCIONAIS
ANÁLISE DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO
Resumo
Este estudo investiga a integração da Teoria Antropológica do Didático (TAD) com os processos atencionais, a partir da Teoria da Busca Guiada (TBG), analisando tarefas de um livro didático de matemática do 9º ano. A TAD de Chevallard (1998) e a Teoria da Busca Guiada de Cave e Wolfe (1990) fornecem bases para entender como o ensino pode ser estruturado para otimizar a atenção dos alunos. A pesquisa se concentra nas relações métricas do triângulo retângulo, utilizando o livro "superAÇÃO Matemática" da Editora Moderna para aplicação da matriz de referência desenvolvida. Os resultados sugerem que a organização praxeológica da TAD e os processos de atenção propostos pela TBG podem contribuir para um ensino mais atrativo e engajador. Conclui-se que a integração dessas teorias pode contribuir para melhorar a compreensão e retenção de conceitos matemáticos.
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