TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E PROCESSOS ATENCIONAIS
ANÁLISE DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO
Abstract
Este estudo investiga a integração da Teoria Antropológica do Didático (TAD) com os processos atencionais, a partir da Teoria da Busca Guiada (TBG), analisando tarefas de um livro didático de matemática do 9º ano. A TAD de Chevallard (1998) e a Teoria da Busca Guiada de Cave e Wolfe (1990) fornecem bases para entender como o ensino pode ser estruturado para otimizar a atenção dos alunos. A pesquisa se concentra nas relações métricas do triângulo retângulo, utilizando o livro "superAÇÃO Matemática" da Editora Moderna para aplicação da matriz de referência desenvolvida. Os resultados sugerem que a organização praxeológica da TAD e os processos de atenção propostos pela TBG podem contribuir para um ensino mais atrativo e engajador. Conclui-se que a integração dessas teorias pode contribuir para melhorar a compreensão e retenção de conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.