POTENCILIDADES MEDIATIVAS DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Resumen
As tecnologias da informação e comunicação, quando utilizadas no contexto educativo, podem assumir a função de possibilitar a criação de ambientes onde o estudante seja chamado a resolver situações problema a fim de, simultaneamente, desenvolver conteúdos, estratégias de ação e processos cognitivos. Particularmente, pretende-se focar o interesse no ambiente gerado pela utilização da lousa digital. Serão apresentados os recursos básicos que envolvem os software da lousa digital e exemplos de interações entre a lousa e outros software, tendo como foco ideias e conceitos matemáticos. Serão apresentadas três situações: (i) a utilização de recursos da lousa para explorar aspectos da teoria de conjuntos; (ii) a interação entre a lousa e o software Geogebra, focando a razão áurea; (iii) a apresentação do software Scratch, a partir de uma atividade de plotagens de funções polinomiais do segundo grau. Busca-se, assim, evidenciar as potencialidades mediativas da lousa digital com recursos da própria lousa ou específicos de outros software. Considera-se que pode haver uma espécie de simbiose entre quadro e recursos, que possibilitam ao professor trabalhar simultaneamente com todos os recursos que o software possui, fazendo as interações que a lousa digital permite, tais como escrita e desenho. Desse modo há a construção de um ambiente que não é o quadro negro normal nem o software, criando um ambiente no qual a problemática que envolve a situação investigada adquire nova configuração, atualizando-se na medida do próprio fazer de modo a contemplar as potencialidades integradas de software e lousa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.