POTENCILIDADES MEDIATIVAS DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Abstract
As tecnologias da informação e comunicação, quando utilizadas no contexto educativo, podem assumir a função de possibilitar a criação de ambientes onde o estudante seja chamado a resolver situações problema a fim de, simultaneamente, desenvolver conteúdos, estratégias de ação e processos cognitivos. Particularmente, pretende-se focar o interesse no ambiente gerado pela utilização da lousa digital. Serão apresentados os recursos básicos que envolvem os software da lousa digital e exemplos de interações entre a lousa e outros software, tendo como foco ideias e conceitos matemáticos. Serão apresentadas três situações: (i) a utilização de recursos da lousa para explorar aspectos da teoria de conjuntos; (ii) a interação entre a lousa e o software Geogebra, focando a razão áurea; (iii) a apresentação do software Scratch, a partir de uma atividade de plotagens de funções polinomiais do segundo grau. Busca-se, assim, evidenciar as potencialidades mediativas da lousa digital com recursos da própria lousa ou específicos de outros software. Considera-se que pode haver uma espécie de simbiose entre quadro e recursos, que possibilitam ao professor trabalhar simultaneamente com todos os recursos que o software possui, fazendo as interações que a lousa digital permite, tais como escrita e desenho. Desse modo há a construção de um ambiente que não é o quadro negro normal nem o software, criando um ambiente no qual a problemática que envolve a situação investigada adquire nova configuração, atualizando-se na medida do próprio fazer de modo a contemplar as potencialidades integradas de software e lousa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.