APRENDIZAGENS E DIFICULDADES DE ALUNOS DE 5º ANO COM RELAÇÃO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de pesquisa – realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes – sobre as aprendizagens e as dificuldades em relação ao Sistema de Numeração Decimal reveladas por alunos de 5º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal de São Paulo. A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos teóricos de Lerner e Sadovsky sobre o ensino do Sistema de Numeração Decimal, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacamos que as características próprias do nosso sistema de escrita numérica, como agrupamentos de 10 em 10, trocas por unidades de ordem superior e a posicionalidade do sistema, nem sempre são incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando como dificuldades a utilização pelos alunos da escrita numérica por justaposição com base no número falado, o que confirma pesquisas das autoras citadas com esse tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.