CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA PARA ATRIBUIR SENTIDO À DIVISÃO E AO ALGORITMO
Resumo
O conhecimento do professor é um dos aspetos centrais nas aprendizagens dos alunos e para elas: a forma como o professor conhece ou assume conhecer cada um dos conteúdos matemáticos a abordar e a(s) forma(s) como eles se relaciona(m) com os demais molda as tarefas que prepara e seu modo de implementá-las com os seus alunos. Porque o professor pretende que seus alunos entendam o que fazem, por que o fazem e para quê, seu conhecimento matemático é mais amplo do que apenas associado a um saber fazer – replicar um conjunto de procedimentos que repassará aos seus alunos, repetindo-os, porque foi assim que foram ensinados. Portanto, ao professor cumprirá também, de modo complementar, um conhecimento matemático associado aos porquês (e às possíveis conexões) que lhe permita, durante a prática, levar seus alunos a entenderem efetivamente o que fazem. A divisão é um dos tópicos em que existem, ainda, dificuldades de compreensão processuais e conceituais. Tendo por base trabalhos efetuados com futuros professores e as situações matematicamente críticas reveladas, neste texto explanam-se e discutem-se alguns dos porquês associados à divisão, recorrendo a um algoritmo. Esta discussão pretende contribuir para uma consciencialização da necessidade de um conhecimento matemático especializado para ensinar, devendo, portanto, um seu desenvolvimento ser foco específico na formação de professores – tanto inicial como continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.









