ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC
Resumo
O ensino da Estatística é relevante para a formação do educando pois pode proporcionar à este a leitura do mundo atual e o desenvolvimento de sua autonomia crítica. O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Com isso, objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa realizou-se em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCNs e o ensino deste conteúdo viabiliza a formação de um educando capaz de ler e interpretar criticamente as informações estatísticas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.