ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO NO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC
Resumen
O ensino da Estatística é relevante para a formação do educando pois pode proporcionar à este a leitura do mundo atual e o desenvolvimento de sua autonomia crítica. O currículo da escola básica brasileira, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõe a Estatística como conteúdo a ser abordado nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo por objetivo que os estudantes sejam capazes de ler e interpretar os conceitos estatísticos e de emitir conclusões a respeito de pesquisas estatísticas ou informações divulgadas nas mídias. Com isso, objetivou-se investigar de que modo a Estatística é abordada nas escolas e se esta abordagem está em consonância com o currículo básico. Esta pesquisa realizou-se em três escolas da rede estadual de ensino do município de Rio do Sul, Santa Catarina, onde foram observadas aulas que abordavam tal conteúdo. Foi possível concluir que a Estatística é abordada conforme o proposto nos PCNs e o ensino deste conteúdo viabiliza a formação de um educando capaz de ler e interpretar criticamente as informações estatísticas.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.